ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade
ACESSO À
INFORMAÇÃO

POSTADO EM 15 jan 2024 · Saúde · Informativo

JANEIRO BRANCO

O Janeiro Branco é uma campanha global de conscientização sobre a Saúde Mental iniciada em 2014 no Brasil. A campanha ocorre durante todo o mês de janeiro e foi criada por um grupo de psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais.

O objetivo da campanha é alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico4. As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas.

Os transtornos decorrentes da saúde mental acabam afetando os indivíduos, que ficam impossibilitados (temporária ou permanentemente) de exercer suas funções laborais. Nesse ponto, entram os benefícios previdenciários pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A concessão desses benefícios, no entanto, está sujeita a critérios específicos.

O Instituto Janeiro Branco trabalha firme e criativamente para ampliar a consciência, despertar, educar e desenvolver as pessoas em relação a como cuidar, proteger e gerenciar a Saúde Mental. Para alcançar esse objetivo, estabelecem parcerias com instituições públicas e privadas interessadas em aprender e a ensinar as pessoas a investir em relações humanas mais saudáveis e em vidas com mais bem-estar emocional.